GUIA COMERCIAL

Cidade

O nome Indaiatuba é uma junção de dois termos da língua tupi-guarani: "Indaiá" que designa um tipo de palmeira, e "tuba", que equivale a grande quantidade. Portanto "Indaiatuba" significa muitos "Indaiás". A denominação se prendeu às características da paisagem e da vegetação da localidade, hoje já alteradas. Tornou-se oficial em 1830, embora haja notícia de que tenha sido utilizada anteriormente. Com uma população de cerca de 230.000 habitantes, Indaiatuba situa-se a 90 km da capital paulista e a apenas 25 km de Campinas. Apresenta uma localização privilegiada, a 10 quilômetros do Aeroporto Internacional de Viracopos, boa infra-estrutura e bons indicadores de qualidade de vida. O município vem aumentando seu pólo industrial nos últimos anos, principalmente devido à vinda de grandes empresas de outras cidades do estado de São Paulo.

Eventos esportivos também são atrações para Indaiatuba. No Parque Ecológico da cidade situam-se algumas importantes ferramentas esportivas como a pista de skate e a de bicicross, além da extensa ciclovia e pista de caminhada.

Indaiatuba também é muito famosa pela quantidade de campos de pólo existentes, sem nos esquecermos dos campeonatos de motocross, das caminhadas do Grupo Indaiandando, dos campos de golfe, do campo de beisebol da Associação Nipo-Brasileira e do Campeonato de Ciclismo.

Igreja Nª Sª Candelária
Mosteiro de Itaici
Igreja de Helvetia
Museu Ferroviário
Casarão Cultural Pau-Preto

O turismo histórico em Indaiatuba se deve a preservação dos marcos iniciais da cidade.

Temos também diversos projetos como o Viveiro, a Horta Orgânica Educativa Multidisciplinar, o Orquidário, o Ave-Fauna, entre tantos outros realizados pela Escola Ambiental Bosque do Saber. Outro projeto desenvolvido na cidade pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto, é o Biodiesel Urbano.

Em Indaiatuba também não faltam opções de lazer. Existem diversos pesqueiros, shoppings, feiras de artesanato, casas noturnas, bares e restaurantes.